Igreja da Adm. Apostólica “recém-inaugurada” em Varre-Sai se destaca como obra de arte

v-capa-660x330

Na pacata paisagem de cafezais da localidade rural de Boa Sorte, no município de Varre-Sai, a comunidade local juntou forças para tirar do papel, 14 anos depois, o projeto de finalmente erguer a Igreja Nossa Senhora das Dores (Igreja do Cafezal). Com a reunião de centenas de fiéis, a paróquia, que foi inspirada na histórica Igreja de São José, fundada em 1608, no centro da capital fluminense, foi inaugurada no último dia 03 de novembro.

O novo templo de Varre-Sai, que pertence a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, é uma versão menor da Igreja de São José, que fica situada ao lado do prédio da ALERJ, na Avenida Antônio Carlos. A versão mais modesta de Varre-Sai tem suas influências da “matriz” carioca tanto na arquitetura, como na ornamentação da parte interna. Gerida pelo Padre José Carlos Degli Esposti, o local conta com arquitetura barroca refinada, algo inédito na região, além do acabamento de sua estrutura em alvenaria.

Fruto da doação de trabalhadores, artesãos e pequenos produtores rurais, a obra custou algo na ordem de R$ 1 milhão para ter seus trabalhos finalizados. A construção original foi iniciada em 2010, mas só foi retomada em 2021. O terreno escolhido para a construção, fica numa fração de uma plantação de café, cedido por uma família devota de produtores rurais.

Mais notícias relacionadas