Falta pouco mais de dois meses para encerrarmos 2024 e entrarmos em 2025 e, para os empresários, este é o momento de começar a organizar as finanças para as contas do fim do ano e para os investimentos no ano seguinte. Férias, 13° salário, bônus e participação de lucros, encargos, impostos e despesas com confraternizações são algumas das despesas comuns neste período. Para te ajudar a organizar essas demandas.
Por onde as empresas devem começar a se planejar para o encerramento do ano?
A melhor maneira para se planejar para fechar o ano no positivo, é utilizar métodos de planejamento e práticas que ajudam ao gerenciamento e controle do negócio. Tanto o operacional quanto o estratégico deve estar em perfeita sintonia para que ambos não saiam de controle.
A gestão do fluxo de caixa é o primeiro item da lista, pois um bom fluxo de caixa, mantém a gestão do negócio em dia, seja prevendo os picos de sazonalidade, despesas, programação e liquidez da organização.
Em seguida, domínio de estoque, considerado um ativo da empresa, pois representa um investimento financeiro. O controle de mercadorias, matérias primas utilizadas na produção e de produtos vendidos é de suma importância pois a pouca rotatividade de estoques, o excesso de mercadorias ou produtos obsoletos armazenados, representam recursos financeiros parados que podem fazer falta no dia a dia e levar a empresa a dificuldade financeira.
Além desses, o controle tributário, fazendo a administração correta de acordo com o regime de tributação que a empresa deve seguir e, por fim, com base no faturamento do ano anterior, e no ano atual, projetar as vendas com base no cenário. Para isso é necessário efetuar o levantamento da informação do histórico de vendas do ano anterior com o ano atual, e projetar para o ano seguinte. Estes pontos devem ser analisados conforme os cenários para que sejam balizadores para tomada de decisão.