Prefeitos de Varre-Sai e São José de Ubá recebem medalha ” Prefeitos pela Alfabetização”

download

A educação do interior do Rio de Janeiro viveu um momento de consagração nacional nesta quarta-feira (17), durante solenidade realizada no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. Instituída pela Resolução nº 17 de 2025, a Medalha Prefeitos pela Alfabetização das Crianças foi entregue aos municípios que apresentaram os melhores desempenhos no combate ao analfabetismo escolar em todo o país. O estado do Rio de Janeiro teve como grandes protagonistas as cidades de Varre-Sai, São José de Ubá e Trajano de Moraes, que ocuparam as três primeiras posições do ranking estadual, respectivamente.

O critério para a concessão da honraria é técnico, utilizando como base o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com as normas da premiação, são entregues três medalhas por unidade da Federação, o que eleva o nível de competitividade. Varre-Sai alcançou o topo da lista fluminense com uma pontuação de 82,96, seguida por São José de Ubá, com 80,39, e Trajano de Moraes, que registrou 79,26 pontos.

O destaque do Noroeste Fluminense na área educacional ficou evidente não apenas no pódio, mas em toda a lista dos melhores resultados do estado. Entre os 15 primeiros colocados no índice do Inep, seis municípios pertencem à região. Além dos três primeiros colocados, destacaram-se as cidades de Santo Antônio de Pádua, em 8º lugar com 73,82 pontos; Bom Jesus do Itabapoana, na 10ª posição com 70,64; e Itaocara, que garantiu o 14º lugar com a marca de 70,09.

A cerimônia em Brasília, celebrou o compromisso das gestões municipais com a base do sistema educacional. A Medalha Prefeitos pela Alfabetização das Crianças reforça a importância de políticas públicas focadas na idade certa, servindo como um selo de excelência para os municípios que conseguem transformar investimentos em resultados práticos dentro das salas de aula.

Rádio Cantagalaglo FM Fonte: Rádio Natividade

Mais notícias relacionadas

00:00